Sobre o Festival

Da Feira de Artesanato e Gastronomia ao Festival do Crato
Apreciar boa música, comer bem e conhecer as artes tradicionais de todo o País, são caraterísticas do Festival do Crato, desde que em 1984 se realizou a primeira Feira de Artesanato e Gastronomia.
Ao ganhar identidade de Festival, o Festival do Crato afirmou-se no panorama dos festivais de verão que acontecem no País atraindo à histórica vila alentejana novos públicos que fazem deste evento uma referência singular entre os certames do género.
Desfilaram pelo Palco do Festival, artistas internacionais de enorme prestígio, como Eagles of Death Metal, Kaiser Chiefs, Ugly Kid Joe, Gentleman, Gavin James, Ivete Sangalo, Morcheeba, Mando Diao, Aloe Blacc, Matt Simons, The Hives, Guano Apes, James, Emir Kusturica, Scorpions, James Morrison, John Newman, Selah Sue, Soja, Vaya con Dios, Tom Odell, Gilberto Gil, Seu Jorge, UB40, Gotan Project, Natiruts, Gabriel O Pensador, Nouvelle Vague, entre outros.
Também marcaram presença no Festival do Crato, alguns dos mais prestigiados e dos mais internacionais Artistas portugueses, como Rui Veloso, Ana Moura, Gisela João, Raquel Tavares, Carlos do Carmo, Carminho, Carlão, D.A.M.A., David Fonseca, Diogo Piçarra, Samuel Úria, Miguel Araújo, Tiago Bettencourt, Blaya, Calema, Slow J, The Black Mamba, Capicua, Dengaz, Bezegol, Piruka, HMB, Frankie Chavez, António Zambujo, The Happy Mess, We Trust, Wet Bed Gang, Capitão Fausto, Clã, Blasted Mechanism, The Gift, Ornatos Violeta, Buraka Som Sistema, Pedro Abrunhosa, Dead Combo, Deolinda, Tim, Mariza, Sétima Legião, Amor Electro, Expensive Soul, Boss AC, Legendary Tigerman, Orelha Negra ou o Projecto Amália Hoje, entre tantos outros…
A par dos principais Festivais de Música que se realizam em Portugal e como reconhecimento do lugar conquistado no circuito dos grandes Festivais, o Crato conta com a RÁDIO COMERCIAL como rádio oficial do Festival e com a SIC como televisão oficial.

O Festival do Crato e o impacto na economia local e regional
O Crato é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 1 600 habitantes.
É sede de um município com 398,07 km² de área e 3 708 habitantes, segundo os Censos de 2011, subdividido em 4 freguesias.
A promoção conjunta entre a Câmara Municipal e os parceiros/patrocinadores agregados ao Festival possibilita uma vasta divulgação do FESTIVAL DO CRATO em várias vertentes, sendo através de muppies, flyers como através da rádio e televisão oficiais, sendo estes de extrema importância, visto abrangerem todo o território nacional e internacional e englobarem a faixa etária que frequenta habitualmente este tipo de eventos.
Durante os 5 dias a vila é “invadida” por milhares de festivaleiros, oriundos dos vários pontos do país. O Festival do Crato é marcado pela presença de públicos heterogéneos e multigeracionais, sendo transversal a todas as classes sociais, para o que contribui os preços controlados de bilheteira. O Festival do Crato é considerado, hoje em dia, como o festival de verão português mais económico, com a melhor música ao menor preço.
O fluxo de públicos provém de todos os distritos do País, sobretudo dos centros urbanos mais populosos (Distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Castelo Branco, Leiria, etc) sendo crescente o fluxo de público da vizinha Extremadura Espanhola.
Num município com 3.786 habitantes (últimos censos), o Festival do Crato formou e consolidou públicos que multiplicam exponencialmente a população local, com impactos significativos na economia local e de toda a Região, contribuindo para a promoção do Crato e do Alentejo como destino turístico de cultura, próprio da identidade desta Região.
Em 2019, os cerca de 100.000 festivaleiros que participaram no FESTIVAL, esgotaram, além da zona de acampamento ocasional para este evento, as unidades hoteleiras locais e regionais.
Em relação à restauração local, os espaços disponíveis são escassos para o nível de ocupação diária do público presente, tendo de recorrer a outros concelhos limítrofes para se satisfazerem, não esquecendo que o próprio FESTIVAL conta com restaurante e várias tasquinhas.
O comércio local ultrapassa qualquer estatística de vendas durante os restantes dias do ano, sendo uma “lufada de ar fresco” para o sustento anual destes estabelecimentos.
A hotelaria local e regional esgota a sua capacidade antes e durante o Festival.
Os monumentos históricos triplicam as visitas.
Como aposta ganha, a Feira de Artesanato e Gastronomia passou a ter um espaço independente, mas contíguo ao recinto de espetáculos, e de acesso livre, facilitando, assim, o aumento das vendas, que duplicaram, além de ter sido criado um 2º palco com espetáculos diários de raiz profundamente cultural.
Nos últimos anos, o Festival do Crato confirmou-se como um dos destinos turísticos mais importantes na região do Alentejo.
O Festival do Crato tem-se afirmado ano após ano e é reconhecido pelo Alentejo como alavanca da economia regional durante o período de sua influência.
Aquilo que começou por ser uma Festa do Crato é já uma Festa do País com lugar entre os melhores festivais nacionais.